quarta-feira, 29 de abril de 2009

VIVA O POP

Menudos, New Kids On The Block e Take That foram as percussoras do fenômeno das chamadas “boy band”, porém o auge desses grupos só veio na década de 90, já que o cenário musical foi dominado pelo pop. Bandas como Hanson, N´Sync, Five, Westlife, Boyzone, dominavam as paradas de sucesso, porém nenhuma fez tanto sucesso como os Backstreet Boys.

O quinteto formado por: Kevin Richardson, Howie Dorough, Brian Littrell, AJ McLean e Nick Carter, dominava o mundo, arrastava multidões de fãs em todas as suas apresentações, estampavam capas de revistas como a Rolling Stone e a People, seus clipes eram os mais pedidos da MTV , vendiam cd´s como se fossem Michael Jackson e Madonna, a realeza do pop.

O forte do BSB foi que além de serem considerados bons cantores e dançarinos os rapazes possuíam carisma, Kevin o mais velho do grupo era considerado o líder, sua boa aparência o transformou em modelo de várias grifes, AJ dono de uma voz marcante foi o integrante mais excêntrico, sua figura lembra mais um ídolo de uma banda de rock já que possui várias tatuagens, pinta as unhas de preto e ninguém arriscaria dizer de que cor estaria o seu cabelo na próxima apresentação, Brian era o politicamente correto que sempre divulgava a sua fé em Deus, Howie D ficou conhecido como “latin lover” e Nick Carter apesar de ser o mais jovem do grupo sempre foi o queridinho das fãs e da imprensa.

Os garotos emplacavam um sucesso atrás do outro, músicas como “Everbody” se tornaram o hit de uma época, os refrões melosos de suas canções eram repetidos por todos, “Millennium” o terceiro cd do grupo foi um sucesso estrondoso, “Black & Blue” não vendeu tanto quanto o seu antecessor, no mesmo período a banda começou a enfrentar problemas como o alcoolismo de AJ, nem todos pareciam estar mais na mesma sintonia, os garotos resolveram lançar uma coletânea, já que o quinteto havia resolvido dar um tempo.

Nick Carter lançou o seu cd solo intitulado “Now or Never” o projeto foi ofuscado pelo lançamento de “Justifield”, o que parecia improvável aconteceu Justin Timberlake ( N´Sync) foi capaz de desbancar um BSB.

Após um período sabático em que os integrantes realizaram seus projetos paralelos; Brian gravou um cd de música evangélicas, Nick tornou-se mais problemático do que AJ, eles ressurgiram em 2005 com o cd “Never Gone” que não conseguiu emplacar.

Em 2007 a banda ressurgiu com força total com o lançamento de “Unbreakable”, como uma turnê mundial que passou pelo Brasil no começo de março, a banda que agora é um quarteto, já que Kevin não é mais “um garoto da rua de trás”, o BSB mostra que apesar de seus quase 16 anos de estrada continuam lutando para se manter no topo do universo pop, fato que parece difícil já que em 2009 vários astros que estavam no limbo resolveram lançar novos projetos como Britney Spears, Michael Jackson e nunca se sabe se alguma boy band vai resolver se juntar.

2 comentários:

  1. Gostei do texto, legal. Só é um pouco desanimador pensar que os Backstreet Boys ocuparam por um tempo o trono pop que já pertenceu a Michael Jackson (que mesmo mudando de cor e achando que é o Peter Pan é um puta artista) e Madonna (antes da fase "quero ser uma mãe de várias etnias"), mas fazer o que, cada época tem os ídolos que merece.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo concordo com o seu comentário, e vale lembrar que Madonna e Michael Jackson deixaram uma grande contribuição para o mundo da música, já o sucesso das boys bands foi passageiro, daqui a uma década certamente ninguém vai se lembrar do BSB é um tipo de banda que não consegue uma longevidade como a dos Rolling Stones. É só lembrar o que aconteceu com outras boys bands do Take That só se salvou o Robbie Willians, do Menudos o Rick Martin, aposto que pouca gente lembra os nomes dos companheiros do Justin Timberlake dos tempos do N´Sync.

    ResponderExcluir