segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A aposentadoria de Ron Dennis


Na última sexta-feira a McLaren apresentou o carro ( MP4-24) com o qual irá disputar a temporada 2009 de F1, porém esse evento foi ofuscado pelo anúncio da aposentadoria de Ron Dennis.
Ron Dennis anunciou que deixará o comando da equipe inglesa em março, especula-se que ele ocupará um outro cargo dentro da escuderia.
Martin Witmars que atuou como braço direito de Dennis por muitos anos, assumirá o cargo de chefe da equipe.
Ron Dennis ocupa o cargo de chefe de equipe desde 1981, ele começou como mecânico da equipe Bradham, no final da década de 60. No ano de 1980 adquiriu a McLaren, equipe que passava por graves problemas financeiros na época. Dennis com o seu espírito de liderança tornou a equipe inglesa em uma das maiores vencedoras da F1, a equipe de ponta, por onde passaram pilotos campeões do mundo como Ayrton Senna, Niki Lauda, Alain Prost, Keke Rosberg, Mikka Hakkinen e o seu pupilo Lewis Hamilton.
Hoje o mecânico que tornou-se chefe de equipe, não é mais o único proprietário da McLaren, já que divide o seu comando com o saudita Mansur Ojjeh e com a montadora Mercedes-Benz.Uma das teorias para a saída de Ron Dennis é uma possível pressão da Mercedes-Benz principal acionista da equipe que até hoje não engoliu a multa milionária que a teve que pagar após o caso de espionagem na temporada 2007.
É claro que vai demorar um tempo para a McLaren esquecer o grande "chefe" da mesma maneira que a Ferrari até hoje tenta se organizar após a saída de Ross Brawn e Jean Todd do comando da equipe, afinal na F1 a estratégia é tão importante quanto o talento dos pilotos. Ron Dennis além de um grande chefe de equipe é um ótimo homem de negócios, foi ele quem descobriu Kimi Raikkonen que na época teve que tirar uma superlicença para estrear na principal categoria do automobilismo, porém como o patrão e o piloto são pessoas de gênio forte, a parceria não deu certo e quem acabou colhendo os frutos com Raikkonen foi a Ferrari, porém os investimentos que Dennis fez no garoto prodígio Lewis Hamilton surtiram efeito em um curto prazo. Vale lembrar que uma das apostas erradas do chefão da McLaren foi a contratação do espanhol Fernando Alonso, piloto que não se enquadrou na equipe e chegou a criticar o chefão várias vezes.
Dennis deixará a F1 como um dos maiores dirigentes que essa categoria já viu, vai se aposentar com chave de ouro devido a bela temporada que a equipe fez em 2008, resta saber se o seu substituto conseguirá dirigir a equipe da mesma maneira que o inglês que ficou 28 anos a frente de uma das maiores escuderias e dirigindo os maiores pilotos da história.

2 comentários:

  1. Karol, a escuderia vai sentar muita falta do Ron Dennis, pelo menos nessa temporada. E sobre a saída dele pode ser mesmo que seja esse o motivbo que vc disse no belo texto, mas acredito tam´bém que ele possa estar cansado, e ficar agora numa função mais burocratica seja uma forma que encontrou em continuar em contato com a equipe. E os pilotos que passaram por ele se torna inegável a capacidade dele de encontrar ótimos talentos.

    ResponderExcluir
  2. Karol, a escuderia vai sentar muita falta do Ron Dennis, pelo menos nessa temporada. E sobre a saída dele pode ser mesmo que seja esse o motivbo que vc disse no belo texto, mas acredito tam´bém que ele possa estar cansado, e ficar agora numa função mais burocratica seja uma forma que encontrou em continuar em contato com a equipe. E os pilotos que passaram por ele se torna inegável a capacidade dele de encontrar ótimos talentos.

    ResponderExcluir